fbpx
loading

4 dicas sobre como desmembrar um terreno


Muitos proprietários têm interesse em desmembrar seus terrenos em dois ou mais lotes, destinando-os à edificação. Cada município tem sua legislação própria quanto à metragem e área mínima necessárias para a autorização dessa divisão. Por isso, um primeiro passo é procurar a Secretaria de Obras para obter essa informação. Depois disso, alguns procedimentos dever ser seguidos:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1 – Medir o terreno
O proprietário do terreno, com ou sem construção, precisa contratar um profissional habilitado junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) para medir o terreno e sua divisão. Com essas informações poderá elaborar as plantas e o memorial descritivo, que serão protocolados na prefeitura para aprovação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2 – Memorial descritivo
O memorial preparado pelo engenheiro deverá conter todas as descrições, medições, divisões, enfim, todas as informações sobre a divisão do terreno. Depois que o alvará municipal para o desmembramento for concedido, deve ser juntado com o memorial, as plantas e o requerimento e encaminhado ao cartório de imóveis formalizando dessa forma o pedido de divisão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3 – Requerimento assinado
Vale lembrar que o requerimento que pede o desmembramento precisa, obrigatoriamente, estar assinado por todos os proprietários do imóvel, bem como seus respectivos cônjuges, com todas as firmas reconhecidas, endereçado ao Registro de Imóveis local
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4 –Informação define impostos
No requerimento deve constar em que lote, após a subdivisão, ficarão localizadas as partes e as informações sobre os lotes, o que é necessário para o cálculo do imposto municipal, o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrando que para alugar ou comprar equipamentos de topografia, você pode entrar em contato conosco através do número (31) 3324 6761, mandando uma mensagem no whatsapp para (31) 99678 0505, ou enviando um email para: vendas@topomap.com.br

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat